Por pregar e procurar implementar estratégias, eu desenvolvi uma lista com os seguintes requisitos necessários para se obter efetividade no ministério do reino.

1. Intercessão de Alto Nível

Em Daniel capítulos 10 a 12 e em Efésios capítulo 6 aprendemos que há entidades demoníacas de alto nível chamadas principados que governam nações e/ou impérios inteiros. Eles são os demônios de mais alto escalão e controlam a política, a economia e os sistemas sociais do mundo através de ideologia e cosmovisão.

Consequentemente, descobri que quando comecei a pregar sobre o reino com o objetivo de mudar a cultura através dos padrões bíblicos foi quando entrei no mais alto nível de batalha espiritual! Esse é o motivo pelo qual Deus me orientou a investir muito tempo em clamor profundo e a pedir as orações de intercessores de alto nível! Se a implementação do reino não for aliada a um adequado nível de oração, iremos levar uma surra! Quando pregamos o Reino de Deus lidamos com sistemas demoníacos, e não apenas demônios e pecadores individuais! Sem um devido plano efetivo de oração nossas metas para a implementação do reino estarão fadadas ao fracasso!

2. Esposa na mesma Sintonia

Antes de efetivar publicamente a mudança do foco da pregação de um evangelho individualista para o Evangelho do Reino, certifique-se de que sua esposa entende as implicações espirituais e sociais que isso trará em suas vidas! Se ela não estiver na mesma sintonia que você teologicamente ou teleologicamente (com relação a objetivos e metas), o inimigo poderá usar isto como arma para dividir seu casamento!

3. Humildade no Mercado

Quando líderes começam a ter progresso na implementação de estratégias bem sucedidas para o reino em suas comunidades, líderes importantes de mercado[1] na política e nos negócios irão se aproximar de você. Você passará a frequentar círculos fora das paredes religiosas da igreja e estará mais próximo ao poder, influência e celebridades como nunca antes! Nunca se esqueça de sua visão original e o que te levou até lá em primeiro lugar! Sempre ande em humildade! Eu já vi inúmeros líderes cristãos caírem em orgulho quando começaram a confraternizar com os ricos, influentes e famosos, e acabaram transformados pelo mundo, ao invés do contrário!

4. Conexão Sólida com a Liderança da Igreja Local

A igreja local é a única entidade na terra que o Diabo não pode destruir (Mateus 16.16-19)! Líderes e ministros que evitam a igreja local correm o risco de não ter frutos a longo prazo! Em alguns casos, líderes de mercado de alto nível se relacionarão com pastores apostólicos que irão mentoreá-los, mesmo que morem muito longe da igreja local que o pastor supervisiona. Em todo caso, se você busca resultados bíblicos, conecte seu trabalho ao modelo de discipulado bíblico que envolve a família das famílias, chamada igreja. É claro que, se possível, os líderes de mercado de alto nível devem frequentar uma igreja apostólica, que é uma igreja local que equipa e envia os santos para o trabalho do ministério, engajando efetivamente na cultura e influenciando sua região holisticamente.

5. Tenha uma Sólida Equipe de Confiança para o Apoio

Eu descobri que preciso de comunhão com aqueles que me entendem e se comprometem comigo em meu chamado do reino. Eu fui abençoado por ter vários amigos íntimos com quem eu trabalho, oro, viajo e me divirto! Sem este grupo de apoio de benefício mútuo seria difícil perseverar na maratona do reino a que fui chamado para correr!

6. Evite se Distanciar da Missão

Inevitavelmente, quanto mais bem sucedido você for em sua missão do reino, mais oportunidades surgirão tanto na igreja quanto no mercado! Muitos irão te convidar para fazer parte de suas diretorias e irão buscar sua ajuda quando precisarem, tornando seu tempo cada vez mais escasso. Um dos requisitos mais importantes que um líder deve fazer para manter o sucesso é evitar se distanciar de sua missão original.

Por exemplo, eu coloco cada convite e oportunidade que recebo em uma matriz da minha missão divina. Se não houver alinhamento, eu nem mesmo levo em consideração! Se parecer se encaixar em minha missão, eu oro e procuro uma testemunha em meu espírito antes de me comprometer a ministrar em algum lugar.

Além disso, em cada nível alcançado haverá ajustes a serem feitos para nos certificarmos de que ainda estamos alinhados com nossas missões! Uma equipe que ajuda a discernir a vontade de Deus é também indispensável.

7. Seja Motivado pela Mensagem, Não Pelo Dinheiro

À medida em que a demanda aumenta, surgirão mais oportunidades de se envolver no ministério na igreja ou nos negócios. Deus irá permitir que sejam oferecidas oportunidades tanto divinas como demoníacas para revelar as motivações do seu coração! Se sua principal motivação for o dinheiro, você irá investir naquilo que dá o melhor retorno financeiro, ao invés daquilo que será mais frutífero para o reino! Isso acabará diluindo seu propósito, o que resultará na dissipação de sua efetividade e autoridade divina.

8. Centralize a Mensagem e o Ministério em Jesus, Não em Transformação Social

A palavra de Deus nos ensina que todas as coisas foram feitas por Jesus e para Jesus (Colossenses 1.16)! Ele deve ter a total supremacia em todas as nossas atividades (Colossenses 1.19)! Eu já testemunhei muitos líderes e seus ministérios dando muita ênfase à transformação e à influência social, e como consequência acabaram em humanismo (humanitarismo sem Cristo). Se buscarmos primeiramente ao Reino e nos assegurarmos de que Jesus é o centro de nossas vidas e ministérios, então Ele nos levará a fazer coisas que abençoam a Deus e à humanidade!

Isso não significa que temos que fazer toda boa obra abertamente em nome de Jesus, mas precisamos buscar cada oportunidade de deixar seu amor ser conhecido por nossos vizinhos. Do contrário, a ênfase está mais na transformação da qualidade de vida do que em Cristo! O que, em minha opinião, viola Colossenses 1.16-19.

9. Busque o Equilíbrio Entre a Sua Vida e a Renovação Individual

Quando começarmos a pregar e implementar a mensagem do reino em nossas esferas de influência enxergaremos carências e oportunidades como nunca antes, o que pode resultar em uma sobrecarga de trabalho! As necessidades sociais e individuais não tem fim!

Uma das lições mais importantes que aprendi é que imprescindivelmente preciso fazer coisas que me façam crescer espiritualmente, emocionalmente e fisicamente. Não apenas aquelas que me fortalecem com relação ao meu espírito (oração, estudo bíblico, igreja) mas também aquelas que me dão vida emocionalmente (esportes, música, artes, cultivar uma vida social, etc.). Além disso, preciso de exercícios físicos regulares e uma alimentação estratégica para continuar ativo fisicamente. Fracassar em qualquer uma dessas três áreas pode significar uma morte prematura no ministério, na família ou até mesmo na vida!

10. Busque o Equilíbrio Entre Trabalho e Diversão

Aprendi a não me levar tão a sério! Aprendi que tenho que trabalhar duro mas que também preciso me divertir! Tenho de investir em amizades que sejam reciprocamente vantajosas e que dão a mim e à minha esposa uma vida social saudável, nos fortalecendo (emocionalmente) e prolongando nossas vidas e ministérios.

Também descobri que os líderes com quem mais me divirto são aqueles com quem Deus mais tem nos unido para os empreendimentos do reino! Jesus chamava seus discípulos de amigos (João 15). Ele amava os Fariseus mas gostava de seus companheiros próximos! Ele amava a todos mas estou convencido de que Ele não gostava de todos! (Veja como Ele falou com os Fariseus em Mateus 23 e compare com a maneira como Ele falou aos seus discípulos em João 15). Consequentemente, eu creio que Deus nos levará a trabalhar mais próximo àqueles mais compatíveis conosco emocional e socialmente.

No reino, relacionamentos precedem o ministério. Se a ordem for invertida, suas principais parcerias talvez não sobrevivam ao teste do tempo!



[1] NT: O autor usa o termo “líder de mercado” para designar discípulos de Cristo que cumprem seu chamado em diversas esferas da Sociedade (na conquista dos “montes culturais”), sem exercer um ministério tradicional de tempo integral em determinada congregação.